10 dicas sobre Álbum de Casamento

Recentemente, tenho recebido de amigos e clientes queridos, algumas perguntas relacionadas à #albunsdecasamento

Selecionar as fotos para um álbum de casamento entre as muuuuuuitas e liiiiiiindas opções entregues pelos fotógrafos é uma tarefa tão difícil quanto a fase dos preparativos! Sim, pois queremos TODAS as fotos no álbum e este problema aflige muitas ex-noivas, já que após o casamento passamos a carregar as fotos em CDs e Pendrives com a missão de escolher um número reduzido de fotos para a composição do álbum.

Então pensando nisso, resolvi postar aqui algumas dicas para ajudar você a escolher as fotos para o seu álbum de casamento e, ter uma bela lembrança desse momento mais que especial, pois além de documentar o casamento, o álbum precisará contar a história do grande dia, o que significa que cada escolha deve ser feita com muito cuidado e pensada nos mínimos detalhes! Confira:

Álbum com capa em tecido sintético e luva confeccionada no mesmo material

1. Qual a quantidade mínima de fotos para um álbum de casamento?

Muito comum, este dilema sobre a “quantidade” parece ser realmente um beco sem saída. Muitas amigas recém casadas me questionam muito sobre isso, afinal, o casamento é um momento de confraternização, de comunhão e é normal que as pessoas queiram inserir “aquela tia madrinha querida, aquele amigo que nunca deixou você na na mão, e olha que você nem ficou bem na foto!" (risos). Embora você vá querer agradar à todos, pense que o álbum do casamento não deve ser pensado para os convidados, mas sim para o casal, para os seus filhos e, principalmente, precisa ser o marco atemporal da grande história de amor que começou naquele dia especial. Então, a quantidade mínima de fotos que eu recomendo para que o álbum fique completo e conte a história do casamento são 8o fotos, já o máximo são de 180 fotos. Então, pense em como você gostaria que a sua história fosse contada e nas pessoas que, de fato não podem faltar!


2. Existe alguma regra para a separação das fotos ou uma maneira mais fácil de organizá-las?

Geralmente, para ajudar as (ex)noivas que eu atendo, costumo pedir para que separem numa pasta as fotos que mais gostaram e que es-que-çam as demais (risos), pois só assim faremos uma seleção inicial das fotos. A partir desta pasta, buscaremos contar uma história! (O álbum não precisará ter 10 fotos da entrada da noiva, mas a MELHOR foto!)


3. Quais são as principais opções para os noivos, considerando os revestimentos?

Atualmente existe uma variedade imensa de materiais à disposição para a confecção de álbuns de casamento (couro, linho, tecidos sintéticos, madeira, etc), porém a estética do álbum conta muito a história do casamento e por este motivo, ele precisa ter o estilo do casal e da festa. Por exemplo: Um casamento pela manhã combina mais com uma capa clarinha, bem como com uma fonte mais leve e de cor clara. Um casamento mais rústico na praia ou campo, por exemplo, merecem um material que acompanhe este estilo, como o linho cru. Eu particularmente adoro e super recomendo! O revestimento de capa que está sendo muito procurado é o tecido.


O tipo de papel também é importante para que as fotos fiquem mais bonitas. Recomendo álbuns com papel fotográfico fosco ou com acabamento aveludado, mais suaves ao toque.


Aqui na História Impressa, oferecemos álbuns fotográfico com capa de tecido, couro, linho, tanto em papel fotográfico como em papel silk (também chamado de semi brilho - um intermediário entre o papel com brilho e o papel fosco.


4. Capas fotográficas desbotam com o tempo?

Sim, principalmente se expostas ao sol ou à luzes muito fortes, no entanto, em condições normais de conservação, as chances de que a capa sofra alterações são bem menores. Portanto, Independente do material que você for escolher, pense sempre na durabilidade que você deseja para o álbum e procure mantê-lo em um lugar sem luz direta do sol e umidade.


5. Qual a melhor embalagem/caixa? Como escolher o modelo ideal?

A caixa ou a luva são o complemento de um belo álbum de casamento. Existem combinações de materiais que funcionam bem como luva ou caixa em couro e capa em tecido. As cores da decoração do casamento podem ser uma excelente referência de cores também para a capa ou a luva para a guarda do álbum. Usar um mesmo material tanto na capa quanto na luva também funciona muito! Os padrões de cores complementares também funcionam, por exemplo azul escuro na caixa e azul claro na capa....enfim....cada casal prefere de um jeito e montamos sempre com muito carinho e dedicação.


5. Qual a melhor forma de montar o álbum pensando-se numa história?

Costumo dizer que o álbum de casamento precisa narrar a história do casal, desde o making-of dos noivos até festa. Uma dica valiosa é dividir a quantidades de fotos em percentuais por temas. Por exemplo: 20% do álbum com fotos do making-of, 30% com a cerimônia e mais 50% com fotos da festa. Esta divisão fica a critério do casal e tem funcionado muito bem!



6. Quais fotos não podem faltar?

Esta é uma pergunta difícil! (risos). Entendo que esta é uma questão bastante particular, pois os valores de cada um é que vão compor o álbum. Por exemplo: algumas pessoas como eu, são mais família, outras preferem prestigiar muito mais os amigos....mas como sugestão, no geral, escolha belas fotos do making-of, o noivo e a noiva sozinhos, o noivo e a noiva com seus pais, fotos dos avós dos noivos, fotos da primeira dança, fotos do casal e dos padrinhos e madrinhas.


7. Qual formato de álbum é o mais ideal?

O formato de álbum retrato é o mais tradicional, mas recomendo fortemente os álbuns em formato quadrado, pois são mais modernos e charmosos, além de acomodar melhor todos os tipos de fotos. Recomendo o tamanho 25 cm x 25 cm ou 30 cm x 30 cm.

Há quem opte também pelos formatos paisagem e para este caso, indico o tamanho

20 cm x 30 cm.



8. Vale mesmo a pena investir em um álbum de casamento?

A resposta é: sem sombra de dúvidas! Afinal, ele vai passar de geração em geração. e você terá uma relíquia para mostrar aos filhos, netos e bisnetos, que terão referência do casal no futuro. Este é o objeto mais precioso para os noivos e é assim que o casal terá seus melhores momentos recordados. Além disso, a fotografia impressa em um lindo álbum adquire valor, uma simbologia e maior afetividade.


9. Existe um layout ideal?

É importante que o álbum mantenha um design clean. Aqui na História Impressa trabalhamos com um mesmo estilo de diagramação e layout, sem fundos coloridos, fotos cortadas de forma estranha ou com muitos efeitos. O resultado é sempre muito encantador e com certeza rende muitos sorrisos dos casais.

10. O que está fora de moda e o que podemos considerar como uma tendência?

Difícil dizer o que está ou não fora de moda, pois cada casal e cada álbum são únicos. O que quero dizer é que nem sempre o que é bom para um casal será para o outro também. Cada casal tem suas preferências e estilos e o que poderá ser considerado super na moda para alguns, poderá ser super cafona para outros (risos). Ainda assim, vejo como tendência layouts clean, que valorizam a foto, sem efeitos, sem misturas de tratamentos. O mais importante na hora de se montar um álbum de casamento é manter a narrativa e transmitir ao máximo todo o sentimento vivido pelo casal.



Gostou? Então bora fazer aquele álbum de casamento lindo com as fotos que você tem guardadas ai em CD ou PenDrive. Tire as fotos dos seu computador! Foto boa é foto impressa!


#historiaimpressa #fotografiaimpressa #weddingalbum #albumdecasamento #bride #noivas #historiadefamilia #historiapravidatoda


31 visualizações

Copyright @ 2016 - 2020 - História Impressa