Álbum de Viagem - Travel Series, Espanha!

Atualizado: 28 de Abr de 2018

O tema de hoje refere-se à Álbuns de Viagens, assunto voltado para aqueles que aaaamam viajar e mais ainda para aqueles que, assim como eu, amam reviver os melhores momentos de suas viagens através de uma boa #fotografiaimpressa.


Pensando nisso, resolvi escrever uma série de Posts relacionados à álbuns de viagens, falando desde o processo de seleção das fotos, criação do álbum, até o momento da produção. E para começar, teremos como destino final, a Incrível Espanha, confira:



Mais que um simples registro, o #albumdeviagem é a memória de uma experiência incrível vivida por você! Ele tem a tarefa de contar uma história página por página e te fazer relembrar de todos os momentos marcantes da sua viagem. Assim, é um objeto que merece uma atenção especial, desde a escolha das fotos ao tamanho do álbum, passando pela capa e a diagramação

Sobre a seleção das fotos e o processo de criação


A primeira coisa a se fazer quando pensamos em álbuns de viagens é ressaltar a beleza do lugar e a história da viagem. Por isso, por mais fotos que tenhamos tirado, o ideal é que façamos uma boa seleção das fotos para que ao incluí-las no álbum ele represente bem todos os locais visitados sem se tornar cansativo para quem irá folheá-lo.


Além disso, o ideal seria realizarmos a seleção das fotos logo que retornamos da viagem, enquanto a nossa memória ainda está fresca com as experiências vividas, nomes dos lugares, nossas percepções, anotações, etc, para que possamos enriquecer o álbum com mais detalhes sobre os locais visitados.


Também podemos pensar na inclusão de um mapa ou roteiro para representar os locais por onde você passou. Este álbum teve a Espanha como assunto principal, com roteiro voltado para seis cidades diferentes: Madrid, Toledo, Segóvia, Salamanca, Granada, Córdoba e Andalucía.


Algumas dicas para você não esquecer os detalhes da sua viagem:

  1. Leve um caderno onde você possa escrever diariamente sobre todos os lugares visitados, anotar sobre algo significativo que aconteceu naquele dia ou mesmo guardar alguma recordação que ache interessante para posterior inclusão no álbum. Você levará um pouco mais de tempo no início mas economizará muito trabalho ao final da viagem. Os detalhes farão toda a diferença!

  2. Se queremos contar uma história, lembre-se que a viagem começa no exato momento em que você decide organizar a sua viagem, portanto se você tem imagens dos preparativos, também vale a pena incluí-lo no álbum ;)

  3. Durante a viagem, faça fotos que te contribuam para distinguir os lugares visitados, assim você poderá utilizá-las como separador/capítulos dos locais visitados.



Sobre o tamanho dos álbuns


Determinada a quantidade de fotos, podemos pensar no tamanho que queremos para o nosso álbum. Para álbuns de viagens, gosto bastante dos tamanhos médios ou grandes, indiferentemente do formato. Como geralmente retornamos das viagens com muitas fotos, recomendo:

  1. Formato Quadrado - média de tamanhos: 25x25cm ou 30x30cm;

  2. Formato Paisagem - média de tamanhos: 20x30cm ou 30x42cm.

Para este álbum utilizei o formato 20x30cm com aproximadamente 90 páginas.



Tipos de álbuns:


Podemos utilizar dois tipos de álbuns para representar as nossas viagens:

  1. Tradicional - Gosto bastante destes tipos de álbuns, os chamados #fotolivros, como o apresentado aqui neste Post. As páginas são mais flexíveis e fininhas como as de um livro de verdade e são mais versáteis para representar as nossas viagens ao redor do mundo. Este tipo de álbum é o mais utilizado atualmente e tem um ótimo custo benefício, podendo durar tanto quanto um álbum Panorâmico (se tomados os devidos cuidados). As fotos são impressas diretamente nas páginas e podem ou não possuir a capa dura e fotográfica;

  2. Panorâmicos - Gosto deste tipo de álbum para representar ocasiões especiais, como aniversários, casamentos, bodas, batizados, etc, mas não significa que não podem representar viagens também. Ficam lindos! Este formato de álbum possui as páginas mais rígidas e são impressos em papel fotográfico. Não há divisórias entre as páginas garantindo uma melhor visibilidade das imagens.

Espero que tenham curtido!

Aproveita e conta aqui pra gente qual será a sua próxima #historiaimpressa


Bjos

Camila ;)

20 visualizações

Copyright @ 2016 - 2020 - História Impressa